domingo, 21 de novembro de 2010

TIPOS DE TRAJES

Sempre que recebemos um convite, ficamos felizes pelo evento em si, mas quando a anfitriã define o traje, as dúvidas aparecem,  e então, fazemos a pergunta clássica: com que roupa eu vou?
Para responder essa pergunta , segue abaixo a definição e os exemplos dos principais tipos de trajes:

Esporte: Sabe aquela roupa mais arrumada, porém simples? É a roupa que você vai usar em um almoço com amigas, festinha de crianças, batizados e exposições. O grau de informalidade deve ser adequado à ocasião e ao local do evento: vestidos de alcinha por exemplo, são adequados para churrasco, almoço informal, aniversário de criança, mas para um batizado pode exigir uma roupa mais discreta. 
 
Foto: http://espacodamoda.com/
Passeio (Esporte fino) ou Tenue de ville: Passeio é o nome correta, mas muitas vezes é chamado de esporte fino. É usado em eventos um pouco mais formais, tais como: almoços, vernissages, conferências, entre outros. Um toque de formalidade para um evento um pouco mais importante, que precise de mais de produção. Mulheres usam: vestidos, tailleurs,  blusas e calças em tecidos mais elegantes, sapato de salto médio a alto, bolsas de tamanho médio se o evento for diurno, ou menores se for noturno. Não é correto usar excesso de brilho em roupas e sapatos, e também transparências e decotes profundos. Para os homens, se o evento for diurno ( até as 18h), usa-se camisa e blazer sem gravata, terno claro com gravata em algumas situações. Se for noturno, terno e gravata.

Fotos: Reprodução
Passeio completo (social): Também chamado de social, é usado para jantares, coquetéis, concertos, casamentos, entre outros. Para mulheres: vestidos (curto ou longo), saias, blusas e pantalonas em tecidos mais sofisticados, acetinados e com brilho. Bolsa pequena e sapato alto. Para os homens: terno escuro, camisa de preferência clara e lisa, gravata discreta e sapato de couro, de amarrar.

Black-Tie; Rigor ou Tenue de Soirée: esta é a hora do requinte e da sofisticação, os eventos pedem capricho, pois são noites de gala, bailes e grandes premiações com um clima de total sedução.
Para as mulheres: vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Decotes, transparências, brilhos e bordados preciosos. Em tecidos aposte nos poderosos, como brocados, tafetás de seda, shantungs, zibelinas, rendas e georgettes. Nos acessórios sapatos ou sandálias de salto bem altos, estolas, casaquinhos preciosos, peles etc. acompanhados de jóias ou bijoux muito especiais. Evite o “pretinho” básico e pior evite sempre sapatos ou sandálias esportivas do tipo tamanco! Para os homens: smoking!! Tradicional ou variações mais modernas – como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta – são toleradas hoje em dia. Os sapatos devem ser lisos de verniz ou pretos de couro de amarrar.
Fotos: Reprodução
Na hora de escolher o traje adequado, leve sempre em consideração o grau de formalidade do evento e do ambiente onde será realizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...