quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SERVIÇO À INGLESA

Existem duas versões do serviço à inglesa:

1. Serviço à inglesa direto:

Nos restaurantes, o garçom apresenta as travessas de comida, serve a todos e utiliza como suporte uma mesa pequena e mais estreita, posta ao lado onde descansam as travessas, permitindo ficarem sobre os olhares dos comensais e à disposição para solicitar repetição.

2. Serviço à inglesa indireto:

Os garçons servem os pratos já feitos e enfeitados diretamente aos convidados, sempre pela direita dos mesmos, começando pelas senhoras.

DICA: à mesa os ingleses não apóiam as mãos em momento algum. Quando não estão manejando os talheres, elas estão no colo, sobre o guardanapo.

SERVIÇO À AMERICANA

O serviço à americana é popularmente conhecido no Brasil como serviço de bufê e pode ser servido em qualquer refeição, desde o café da manhã à ceia. A mesa pode ser arrumada colocando-se os pratos seguidos de talheres e guardanapos. Arranjos de flores ou frutas ocupam as laterais e as ofertas de comidas, sequenciadas pela ordem que devem ser escolhidas. Para cada oferta o talher sobreposto e frente a cada uma delas o seu acompanhamento específico. Dispensam-se as ofertas de pratos que necessitem o uso da faca, pois como o serviço é em pé e prato à mão, usa-se apenas o garfo. Etiqueta é conforto e bem-estar.
Em outro espaço as bebidas podem ser expostas com copos e guardanapos laterais. As sobremesas serão postas, após todos terem sido servidos e o bufê americano ser desfeito e re-arrumado. Idem para a mesa de água, café, licor e acompanhantes.

domingo, 15 de agosto de 2010

COMO DECORAR UMA MESA DE VERÃO

Veja algumas dicas para montar uma linda mesa para um evento durante o verão:
  • A colocação da mesa deve ser na varanda ou no quintal;
  • O horário: à tardinha, no final do dia, tipo às 19 horas;
  • Para o cardápio, deve ser servido finger foods, bowl de saladinha com molho bem especial;
  • Os pratinhos devem ser bonitos e diferentes, espalhados na mesa;
  • Ao invés de toalha de mesa, deve-se colcar lenços coloridos, bonitas passadeiras ou mesmo cangas sobre a mesa, sempre deixando uns pedaços de mesa aparecer.

DICA: Para que os tecidos não voem, é só pendurar pequenos pesos nas pontas.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

COMO TRANSFORMAR SUA IDEIA EM UM NEGÓCIO RENTÁVEL

Ter uma boa ideia não é o suficiente para ter sucesso, também é necessário fazer um bom planejamento e ter algumas características empreendedoras. Mas, o que é ser empreendedor? "Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões", segundo o conceito do teórico L.J. Filion - 1911. Com base nesta definição, o diretor da Escola de Administração de Mauá - SP e consultor de empresas, Hazime Sato, afirma que o empreendedor é um agente de mudanças e inovações, que identifica oportunidades e busca recursos para transformar conhecimento em riqueza. As características do empreendedor são: É um sonhador, mas realista: ·Cultiva a imaginação e sabe definir visões do que quer; ·É orientado para resultados, para o futuro;
·Tem a percepção e a capacidade de descobrir nichos;
·Tem perseverança e tenacidade para vencer obstáculos;
·Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização; ·Considera o fracasso um resultado normal, aprende com os próprios erros; ·Traduz seus pensamentos em ações;
·Sabe fixar metas e alcançá-las;
·Tem forte intuição; ·Tem alto comprometimento: acredita no que faz;
·Dedica-se intensamente ao trabalho e concentra esforços para alcançar resultados;
·Sabe buscar, utilizar e controlar recursos;
·Aceita o dinheiro como uma medida de seu desempenho;
·Estabelece e cultiva "redes de relações" internas e externas. O empreendedor precisa de alguns conhecimentos essenciais para o sucesso do negócio, que são:
Ø Conhecimento do produto e seu processo de produção. Ø Conhecimento do tipo de serviço e o modo de prestar esse serviço ao cliente. Ø Conhecimento dos aspectos administrativos e organizacionais do empreendimento. A postura empresarial de quem está à frente do negócio (associados e cooperados) faz a diferença no sucesso do empreendimento. A atitude é o diferencial que faz com que empresas nas mesmas condições de mercado progridam enquanto outras fecham suas portas. Imagine como fazer seu negócio funcionar, assim você conseguirá pensar nas soluções para os eventuais problemas e, dizendo a frase “eu posso fazer”, aumenta a motivação e a possibilidade de sucesso. A organização é outro fator essencial para o sucesso de um empreendimento, sendo fundamental para o desenvolvimento de qualquer ação que vamos realizar. De uma maneira geral, os principais fatores de sucesso para os empreendedores são: Ø Imaginar como fazer o negócio funcionar. Ø Acreditar que pode fazer. Ø Ser criativo nas suas ações. Ø Estar insatisfeito com sua situação atual e tentar melhorar esta situação. Ø Assumir apenas os riscos necessários. Ø Ser rápido para perceber quando erra e corrigir os erros. Ø Não desperdiçar as oportunidades. Ø Aproveitar o potencial da equipe de colaboradores. Ø Ter orgulho de suas realizações e procurar novos desafios. Tudo isso somado a um plano de negócio bem elaborado, fará da sua ideia um negócio de sucesso!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EMPREENDEDORISMO

DICA: PROCESSO EMPREENDEDOR Identificar e avaliar a oportunidades Desenvolver o Plano de Negócios Determinar e captar os recursos necessários Gerenciar a empresa criada Para identificar as oportunidades, você precisa saber primeiro: O que é oportunidade?
A oportunidade traz algo de novo e atende a uma necessidade dos clientes, podendo ser uma necessidade real ou criada. A oportunidade é atrativa, ou seja, tem potencial para gerar lucros, surge em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la, é durável e baseia-se em necessidades insatisfeitas ou desconhecidas. Não basta apenas reconhecer a oportunidade, mas ela deve ser aprove Oportunidade é uma ideia que está diretamente ligada a um produto ou serviço que desperta interesse do consumidor, seja pela inovação ou diferenciação deste produto ou serviço em relação aos concorrentes. itada no momento propício, e para isso é preciso ter as condições para desenvolvê-la: capacidade de buscar recursos financeiros, tecnológicos e humanos, além de saber gerenciá-los.
Características das oportunidades As oportunidades surgem em função da identificação de desejos e necessidades insatisfeitos ou desconhecidos, da identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitados, quando se procuram aplicações para novas descobertas. Podem aparecer em qualquer lugar e a qualquer momento. São percebidas ou criadas pelos empresários que tem experiência e conhecimento do seu ramo. Como identificar as oportunidades: Tempestade de ideias Estudos de indústrias específicas Estudo dos recursos renováveis e não renováveis Análise de transformações e tendências no mercado Desenvolvimento dos hábitos prospectivo Desenvolvimento dos hábitos pró-ativos Plano de negócio Objetivos: ØTestar a viabilidade de um conceito de negócio ØOrientar o desenvolvimento das operações e estratégia ØAtrair recursos $$$ ØTransmitir credibilidade ØDesenvolver a equipe de gestão! O que contém um plano de negócios: 1-Capa 2 -Sumário 3 -Sumário Executivo 4 -Planejamento Estratégico do Negócio 5 -Descrição da Empresa 6 -Produtos e Serviços 7 -Análise de Mercado 8 -Estratégias de Marketing 9 -Plano Financeiro 10 -Anexos Faça um bom planejmento e sucesso!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Com que roupa eu vou?

Algumas sugestões de looks que pode usar em um chá:

CHÁS- COMO SERVIR E OUTRAS DICAS

Os chás são servidos à mesa; portanto, é a ocasião para se usar o serviço antigo de família! Uma boa idéia é tirar do armário o jogo de chá de porcelana que foi da sua avó. A ambientação deve ter cores e aromas suaves, principalmente de flores, que podem ser do campo e bem coloridas, organizadas em um único e belo arranjo. Para o preparo do chá, a escolha é sua: pode usar sachês( de saquinho), em pó ou de ervas frescas, como o de hortelã, que é refrescante e digestivo.

TRAJES

É muito importante que o convite especifique ou surgira aos convidados o traje da festa, seja convite impresso ou por telefone. E vale lembrar que o anfitrião deverá estar vestido com o traje indicado e de forma bem simples, para não se destacar entre os convidados, de modo que todos se sintam à vontade.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Festas- 10 dicas muito importantes

  1. O clima da festa é determinado pelo dono da festa, que deve se mostrar à vontade, para que todos se sintam bem. Nada de nervosismo!
  2. Sempre que for apresentar convidados uns aos outros, inicie uma conversação que possa despertar interesses mútuos.
  3. No verão, as comidas servidas em uma festa devem ser leves. Pratos mais elaborados, ainda que sejam o " grande sucesso" e receita de família, só podem ser servidos no inverno.
  4. Em relação a comida, se você não dispuser de espaço suficiente para todos se sentarem, não sirva pratos que necessitem de usos de faca. Nesse caso, o que for servido tem de ser adequado ao uso de um único talher.
  5. As bebidas devem ser colocadas em local de fácil acesso e à vista de todos os convidados, para que eles possam se servir a qualquer momento.
  6. Para um jantar, calcula-se entre 350 e 400 gramas de comida por pessoa.
  7. Não sendo jantar, calcula-se entre 15 e 20 unidades de aperitivos por pessoa.
  8. Sobremesa, calcula-se 150 gramas por pessoa, o que equivale a uma fatia de torta ou duas bolas de sorvete.
  9. Bebidas:
  • Espumantes: uma garrafa para 3 pessoas, exceto no reveillon
  • Whisky: uma garrafa para 10 pessoas
  • Vinho tinto ou branco: uma garrafa para 4 pessoas
  • Cerveja em lata: quatro unidades por pessoa
  • Refrigerante: uma garrafa de dois litros para 4 pessoas
  • Água: à vontade durante a festa
  • Gelo: não pode faltar

10. Tenha sempre no bolso uma verba e números de telefone de estabelecimentos que possam atender a pedidos de emergências, como supermercados, farmácia abertos 24 horas.

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